Desterritorialidade uma palavra que mal conseguimos pronunciar. Mas o que significa? O filósofo Frances Pierre Lévy diz que uma desterritorialização está ligada a uma informação, a perda de uma identificação, ou seja, a relação entre você colocar uma imagem, texto, vídeo na internet, vai além do seu esperado, suas obras pessoais irá fazer parte de um todo, deixando ter uma ligação física com o próprio ou se preferir com você mesmo.
Sempre que leio algum texto, faço questão de saber quem o escreveu, claro que às vezes não temos o conhecimento do autor, isso acontece muito na rede, mas normalmente quando algo é bom ou ruim o nome do individuo aparece. É como você pegar um texto do administrador Stephen Kanitz ou do próprio Lévy colocar em seu blog, ou entrega-ló ao professor dizendo que é seu. Vamos pensar como o filósofo, já que o X da questão é a perda da identidade. Segundo Pierre você pode pegar um texto qualquer da internet e fazer com ele se torne seu, pelo simples fato da perda de território e espaço.
Fiz isso com o meu professor. Comecei a escrever um texto, deu três linhas, depois copiei e colei outro texto abaixo na maior cara de pau e entreguei. Adivinha? É claro que ele não aceitou! Uma porque ele sabia que o texto pertencia à outra pessoa e outra porque é errado fazer isso.
E é dessa forma que eu vejo, não importa se você escreveu um texto, tirou uma foto, filmou um vídeo, fez uma frase, isso sempre será seu, é o seu nome que lá esta, independente de onde esteja o seu vídeo, texto etc., a sua identificação nunca será perdida, por mais que a web seja grande, infinita e por não sabermos onde vai dar. O seu espaço dentro dela nunca será perdido. Não importa se seu vídeo foi para um site, blog, seu nome vai estar lá e mesmo que não esteja, haverá sempre uma pessoa que conhecerá o conteúdo que lá está.
Sempre que eu conheço uma pessoa eu pergunto o nome. É como o texto, sempre quero saber quem escreveu? Quem pintou o quadro? Quem tirou a foto? Enfim. Seu espaço físico nunca será perdido. Você pode copiar e colar esse texto e não colocar quem é o autor, mas eu sei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário