sábado, 25 de abril de 2009

ROBERTO CARLOS SEM DETALHES


Biografia não-autorizada do Cantor Roberto Carlos, está desde 2006 proibida de voltar às livrarias

O baiano Paulo César de Araújo, natural de Vitória da Conquista é jornalista e historiador. Em 1990 teve a ideia de fazer um livro sobre o cantor Roberto Carlos, nesse meio tempo, surgiu seu primeiro livro “Eu não sou cachorro não” título extraído de um grande sucesso do cantor Waldick Soriano, que até discos queimados já teve por conta de algumas declarações do tipo: Jesus Cristo era um enganador. Lançado em 2002, pela editora Record, a procura de informações sobre a história da chamada e aclamada música cafona ou brega entre 1968 e 1978, anos da ditadura militar no Brasil, durou sete anos.

Dezembro de 2006 o autor lançou seu segundo livro “Roberto Carlos em detalhes” pela editora Planeta. A pesquisa durou 15 anos, foram mais de 200 entrevistas. Em 10 de dezembro de 2006 o cantor aciona a justiça com dois processos, um contra o Autor e outra contra a editora e se diz triste pelo fato de ter inverdades no livro. "Não li o livro todo, mas as coisas que eu vi e que tenho conhecimento me desagradam muito. Para começar, é não-autorizada. Tem coisas não-verdadeiras, que ofendem a mim e a pessoas queridas, expostas ao ridículo. É um absurdo, uma falta de respeito lançar mão da minha história, que é um patrimônio meu. Me sinto agredido na minha privacidade. Isso me irrita, me incomoda me entristece” disse o Rei ao site g1 da globo.com.

A biografia não-autorizada já aparecia na sétima posição no ranking dos livros mais vendidos da semana (5/11 à 11/12/06) do jornal Folha de São Paulo, editoria ilustrada.

Para o jornalista, Roberto Carlos se equipara a Bob Dylan e Beatles como fenômenos da música e relaciona os fatores para lançar o livro. ‘’A dois fatores fundamentais. São mais de 350 livros sobre o Bob Dylan nos Estados Unidos. Na Inglaterra são centenas de livros sobre Beatles. Embora o Roberto seja o correspondente brasileiro desses fenômenos, não tem a mesma quantidade de livros’’. Justifica em entrevista ao site da revista Quem. Segundo o autor, a biografia não-autorizada de Roberto tinha que ser esmiuçada, detalhada e só poderia ser lançada quando todas as suas questões fossem respondidas.

Em 27 de abril de 2007 a editora Planeta para de imprimir os livros devido a um acordo entre o cantor, o autor da obra e os advogados do Rei, foi decidido que as vendas seriam abolidas. Segundo a editora, foram impressos mais de 33 mil exemplares do livro desde sua publicação, 22 mil já tinha sido comercializado e 11 mil estariam em estoque que seriam entregues para Roberto Carlos. Com o acordo os dois processos passariam ser arquivados.

O derradeiro episódio desse imbróglio foi no último dia 11 de março de 2009. A biografia não-autorizada de Roberto Carlos continua proibida. A decisão ocorreu na 18ª Vara Cível do Rio de Janeiro e por voto da maioria dos desembargadores o recurso de Paulo César foi negado. Apesar da derrota o jornalista promete recorrer e se diz otimista. “Mais cedo ou mais tarde essa proibição se tornará insustentável”.

quinta-feira, 26 de março de 2009

IDENTIFICAÇÃO É PODER

Desterritorialidade uma palavra que mal conseguimos pronunciar. Mas o que significa? O filósofo Frances Pierre Lévy diz que uma desterritorialização está ligada a uma informação, a perda de uma identificação, ou seja, a relação entre você colocar uma imagem, texto, vídeo na internet, vai além do seu esperado, suas obras pessoais irá fazer parte de um todo, deixando ter uma ligação física com o próprio ou se preferir com você mesmo.

Sempre que leio algum texto, faço questão de saber quem o escreveu, claro que às vezes não temos o conhecimento do autor, isso acontece muito na rede, mas normalmente quando algo é bom ou ruim o nome do individuo aparece. É como você pegar um texto do administrador Stephen Kanitz ou do próprio Lévy colocar em seu blog, ou entrega-ló ao professor dizendo que é seu. Vamos pensar como o filósofo, já que o X da questão é a perda da identidade. Segundo Pierre você pode pegar um texto qualquer da internet e fazer com ele se torne seu, pelo simples fato da perda de território e espaço.

Fiz isso com o meu professor. Comecei a escrever um texto, deu três linhas, depois copiei e colei outro texto abaixo na maior cara de pau e entreguei. Adivinha? É claro que ele não aceitou! Uma porque ele sabia que o texto pertencia à outra pessoa e outra porque é errado fazer isso.

E é dessa forma que eu vejo, não importa se você escreveu um texto, tirou uma foto, filmou um vídeo, fez uma frase, isso sempre será seu, é o seu nome que lá esta, independente de onde esteja o seu vídeo, texto etc., a sua identificação nunca será perdida, por mais que a web seja grande, infinita e por não sabermos onde vai dar. O seu espaço dentro dela nunca será perdido. Não importa se seu vídeo foi para um site, blog, seu nome vai estar lá e mesmo que não esteja, haverá sempre uma pessoa que conhecerá o conteúdo que lá está.

Sempre que eu conheço uma pessoa eu pergunto o nome. É como o texto, sempre quero saber quem escreveu? Quem pintou o quadro? Quem tirou a foto? Enfim. Seu espaço físico nunca será perdido. Você pode copiar e colar esse texto e não colocar quem é o autor, mas eu sei.

terça-feira, 10 de março de 2009

HOMEM-BOMBA


Foto tirada por um cinegrafista no exato momento da explosão de mais um homem-bomba, não se sabe ao certo, mas ao menos 14 pessoas morreram e 20 ficaram feridas.

Isso nunca vai acabar?

RONALDO


Ele já o é mais um fenômeno! Agora ele é o surpreendente.

Voltar depois de três contusões não é para qualquer um, e olha que estamos falando de uma lesão no joelho. Segundo especialistas da área médica, esse é o pior lugar para um jogador se machucar. O 9 do Brasil voltou!?

Palmeiras x Corinthians o maior clássico no território nacional e um dos 10 maiores clássicos do mundo. Palmeiras sai na frente em uma falha grotesca do goleiro Felipe, o arqueiro perdeu o tempo da bola e foi encoberto, a bola cai nos pés de Diego Souza que não desperdiça 1 x 0 para o Palestra.

Os repórteres saem correndo, os fotógrafos vão todos para trás do gol de Bruno, goleiro do Palmeiras, lá vai ele mais uma vez. Ronaldo entra em campo, meia hora de jogo da etapa final e três belos lances foram executados pelo fenômeno, ou melhor, o surpreendente. Primeiro chutou uma bomba na trave, a bola subiu e caiu derrepente. Segundo lance ele recebeu, dominou e girou como se fosse um garoto e deixando seus marcadores para trás cruzou a bola para área.

Terceiro! Escanteio do lado esquerdo da defesa do Palmeiras (se preferir lado direito do ataque corintiano), o camisa 10 do Corinthians bate, a bola viaja e procura alguém, até que ela acha o atacante aos 47 minutos do segundo tempo. A torcida grita loucamente, sim foi dele, Ronaldo! De cabeça empata o jogo contra o maior rival do Timão, Palmeiras, nos acréscimos. Virou história, mais uma vez o garoto de Bento Ribeiro – Rio de Janeiro – Dá a volta por cima e renasce das cinzas, como a ave fênix. Dizem que até os palmeirenses vibraram com esse gol.

João Saldanha diria que esse jogador é cobra e das venenosas uma alusão aos craques que assim ele denominava. Dia 08/04/09 um dia histórico para o futebol, o maior artilheiro das Copas (15 gols) voltou a jogar bola pela terceira vez. Para mim ele está sonhando desde o dia que começou no modesto São Cristóvão no Rio de Janeiro até agora no Corinthians, então vamos fazer o seguinte, vamos desfrutar desse belo jogador mais um pouco, não vamos acordá-lo. Shiuuuu!!!

segunda-feira, 9 de março de 2009

RONALDO O MAIOR GOLEADOR DAS COPAS

Na Copa do Mundo da FIFA de 2006, Ronaldo Luis Nazário de Lima se tornou o maior goleador de todos os Mundiais, com 15 gols. A partida que consagrou o fenômeno, foi contra Gana, pelas quartas-de-final, ao receber passe perfeito do meia Kaká, ele ficou cara-a-cara com o goleiro Richard Kingson, e em uma linda jogada de corpo seguida de uma pedalada o atacante fez o gol que entrou para a história das Copas.

Nem o maior jogador de todos os tempos conseguiu está marca de tamanha importância no cenário futebolístico. O Rei, Pelé, marcou 12 gols em Copas. A frente dele está o francês Just Fontaine com 13 e o Alemão Gerd Müller com 14.

Fontaine marcou seus 13 gols em apenas uma Copa, Suécia 1958. O alemão Muller assinalou 10 dos 14 gols nas Copas de 1970, no México, e quatro na Copa da Alemanha de 1974. Já Ronaldo, marcou em três Copas consecutivas. No Mundial de 1998, na França, no da Coréia e Japão, em 2002 e na Alemanha, em 2006. Abaixo segue uma lista com todos os gols do artilheiro Ronaldo, nos Mundiais.


15º GOL - 27 de junho de 2006

Jogo: Brasil 3 x 0 Gana: 1 gol


13º e 14º GOLS - 22 de junho de 2006

Jogo: Japão 1 x 4 Brasil: 2 gols

11º e 12º- GOLS - 30 de junho de 2002

Jogo: Alemanha 0 x 2 Brasil: 2 gols

10º GOL - 26 de junho de 2002

Jogo: Brasil 1 x 0 Turquia: 1 gol

9º GOL - 17 de junho de 2002

Jogo: Brasil 2 x 0 Bélgica: 1 gol

7º e 8º GOLS - 13 de junho de 2002

Jogo: Costa Rica 2 x 5 Brasil: 2 gols

6º GOL - 8 de junho de 2002

Jogo: Brasil 4 x 0 China: 1 gol

5º GOL - 3 de junho de 2002

Jogo: Brasil 2 x 1 Turquia: 1 gol

4º GOL - 7 de julho de 1998

Jogo: Brasil 1 x 1 Holanda (4 x 2 Pênaltis): 1 gol

2º e 3º GOLS - 27 de junho de 1998

Jogo: Brasil 4 x 1 Chile: 2 gols

1º GOL - 16 de junho de 1998

Jogo: Brasil 3 x 0 Marrocos: 1 gol


EU SOU RONALDO - MARCELO D2

O presidente Super Homem


Barack Obama, a esperança dos Estados Unidos da América e do mundo 

O mais novo presidente dos EUA chama-se Barack Obama, mas poderia se chamar muito bem Clark Kent, sim aquele mesmo dos quadrinhos, também conhecido como Super Homem... O primeiro presidente negro na história dos yankees chega com status de herói.

Ele não é um salvador do universo, mas eu me pergunto... Por que todo mundo o quer tanto? O que Obama tem de especial? Por que não Jonh Mccain? A verdade ninguém sabe, ainda! Mas é como ele disse durante sua campanha presidencial “sim, somos capazes”. Você dúvida?

Meu pai não entende de política nem de super heróis, mas ele enxerga em uma pessoa o que eu ainda tento enxergar, a sinceridade, o caráter... Não pense vocês que Barack sairá voando por aí para salvar o mundo, mas eu não duvido que ele tente.

Um dos ídolos do novo presidente da maior nação do mundo, não, não é o Homem de aço, é apenas mais um personagem que fez história, Martin Luther King, que se estivesse vivo falaria. "A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio."

A verdade é que Barack Hussein Obama como o Super Homem, venceu todas as batalhas impostas a ele. Serão anos de muitos desafios. Mas, de uma coisa ninguém pode se enganar, esse homem entrará para a história, não como o primeiro presidente negro dos EUA e sim como o presidente que todos gostariam.